sexta-feira, 2 de maio de 2014

OMG: #UnlockTheOne

Pra vcs que são Selecionadas como eu, corre lá no site: http://unlocktheone.com/ para conferir o que a Kiera Cass aprontou com nós! OMG OMG OMG os 10 primeiros capítulos para serem disponibilizados com uma condição: a divulgação da #UnlockTheOne .
Vai lá e compartilha essa # em todas as redes sociais que você tiver. Vamos bater uma meta, Selecionadas! Eu já compartilhei. Vai dizer que você não quer uma prévia de A Escolha?

Resenha: A Seleção, Kiera Cass

Você já leu A Seleção, de Kiera Cass?
Se sim, que bom, se não continue lendo por que nesse post vou apresentar para você esse livro INCRÍVEL.

A história de A Seleção se passa em Illéa, um país divido em castas que é o que sobrou dos antigos Estado Unidos após uma série de guerras mundiais. Neste país monarquio, existe uma tradição onde quando o casal real dá a luz a uma princesa, esta, quando de maior, será casada com um diplomata de outra nação para manter a paz entre os países. Porém, quando um príncipe vem ao mundo, o rapaz terá de se casar com uma verdadeira filha de Illéa, uma plebeia, para manter a moral dentro do jovem país e assegurar a harmonia interna. Para realizar tal evento temos A Seleção, onde 35 garotas serão sorteadas para lutar pelo coração do príncipe e pela coroa, numa espécie de Reality Show diante de todo o país. UM SONHO PARA QUALQUER MENINA!

Dentro desse contexto, temos America Singer. Uma ruiva de olhos azuis da casta 5, dos artistas, que provavelmente é a única garota de toda a província que não quer participar da Seleção. Isso tem alguns motivos. Além dela achar o príncipe Maxon um esnobe paradão, ela não quer se separar de seu namorado secreto Aspen, o qual está prestes a pedir sua mão. Secreto por motivos: ele é uma casta inferior, a 6, que é responsável pela realização de trabalhos domésticos e de escritório. Sua mãe quer ela casada com alguém no mínimo 4. Existem uma série de complicações para o casamento entre pessoas de castas diferentes. Ela seria rebaixada para a casta dele. Ele não quer que ela seja rebaixada.

Só que num belo dia, depois de completar 16 anos, idade mínima para entrar no concurso, o formulário de inscrição chega pelo correio. Sua mãe, histérica, tenta a todo custo convencer America a participar, alegando que seria uma ótima oportunidade para a família não ter mais complicações financeiras que, apesar de não serem constantes, aconteciam. 
Termina que conseguem, Aspen, convencê-la a participar do concurso sob o argumento de morrer de remorso por impedir ela de ter a oportunidade de uma vida boa.
ADIVINHA?
Sim, ela é sorteada e ai começa toda a sua aventura em descobrir quem realmente é o príncipe, esquecer seu EX-namorado (humrum) e se adaptar a sua nova vida de Selecionada sob os olhos de todo país.

Desculpa por ter que parar por aqui. Já dei muito spoiler e tenho que sair agora. Então Bjs para vocês. Se gostaram, continuem acessando o blog que tô tentando enviar coisa nova todo dia e põe lá nos comentários o que acharam do livro. Vou adorar conversar com vocês.

Thayane G. Santos
( thayane092008@hotmail.com / thayaneguimars24@gmail.com )

Alguém mais viu???



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Coisas que você, que quer começar a tocar violão, precisa saber. PARTE I

Pra quem não sabe, tenho um violão a 3 anos. Não ache que divo tocando! Não mesmo! Até por que eu nunca tive aulas e tudo que aprendi foi por mim mesma. Então, quero neste post que você, leitor, tenha a oportunidade de aprender, de forma simplificada, tudo que penei para aprender todos esses anos.

Para começar, você precisa aprender a composição de um violão e como denominar seus dedos.
Na imagem ao lado você vê todas as partes do violão. Tente memorizá-las pois em algum momento enquanto aprende será importante você reconhecê-las.

Na imagem abaixo, você encontra a denominação para cada um dos dedos de suas mãos.
Na mão esquerda, seus dedos contados a partir do indicador serão: 1 = Indicador, 2 = Médio, 3 = Anelar, 4 = Mínimo. É importante aprendê-los pois saber a numeração de cada dedo servirá para você fazer os acordes e as cifras.
Na mão direita, não considerando o dedo mínimo, denominamos: P = Polegar, I = Indicador, M = médio, A = Anelar. Saber a denominação de cada dedo da mão direita serve para você aprender dedilhados de mão direita, muito importantes para a demarcação de tempo numa música.  

Agora que você já sabe como chama as coisas necessárias para tocar violão, tens de aprender a diferença entre nota e acorde.
  • Nota: é o elemento mínimo do som. É quando você toca apenas uma corda e a deixa vibrar. Por exemplo: quando você toca a corda mais fina do seu violão, ela emite um som. Este é uma nota.
  • Acorde: é um conjunto de notas. É quando você posiciona seus dedos no braço do seu violão, pressionando as cordas com os dedos em determinadas casas. A junção dos sons que o seu violão emite, de forma harmoniosa, é um acorde. Os acordes recebem siglas especiais para melhor representá-los nas cifras. Olhe na tabela ao lado as siglas que representam cada acorde.
Cada acorde tem uma cifra para si próprio. As cifras representam como se faz cada acorde. Observe as cifras dos acordes dados na tabela. Faça um exercício! Tente aprender cada uma das partes do violão, o nome dos seus dedos, as siglas dos acordes e como fazer cada um deles com ajuda das cifras. Faça um exercício de fixação. Repita os acordes que dei até decorá-los. Saber cada um é bastante importante para tocar uma música.

Vou encerrar essa primeira parte por aqui. Lembre-se: a prática leva a perfeição. Não se aprende a tocar do dia para a noite.

Bjinhos e Boa Sorte.
Thayane G. Santos
(thayane092008@hotmail.com / thayaneguimars24@gmail.com)