Pra quem não sabe, tenho um violão a 3 anos. Não ache que divo tocando! Não mesmo! Até por que eu nunca tive aulas e tudo que aprendi foi por mim mesma. Então, quero neste post que você, leitor, tenha a oportunidade de aprender, de forma simplificada, tudo que penei para aprender todos esses anos.
Para começar, você precisa aprender a composição de um violão e como denominar seus dedos.
Na imagem ao lado você vê todas as partes do violão. Tente memorizá-las pois em algum momento enquanto aprende será importante você reconhecê-las.
Na imagem abaixo, você encontra a denominação para cada um dos dedos de suas mãos.
Na mão esquerda, seus dedos contados a partir do indicador serão: 1 = Indicador, 2 = Médio, 3 = Anelar, 4 = Mínimo. É importante aprendê-los pois saber a numeração de cada dedo servirá para você fazer os acordes e as cifras.
Na mão direita, não considerando o dedo mínimo, denominamos: P = Polegar, I = Indicador, M = médio, A = Anelar. Saber a denominação de cada dedo da mão direita serve para você aprender dedilhados de mão direita, muito importantes para a demarcação de tempo numa música.
Agora que você já sabe como chama as coisas necessárias para tocar violão, tens de aprender a diferença entre nota e acorde.
- Nota: é o elemento mínimo do som. É quando você toca apenas uma corda e a deixa vibrar. Por exemplo: quando você toca a corda mais fina do seu violão, ela emite um som. Este é uma nota.
- Acorde: é um conjunto de notas. É quando você posiciona seus dedos no braço do seu violão, pressionando as cordas com os dedos em determinadas casas. A junção dos sons que o seu violão emite, de forma harmoniosa, é um acorde. Os acordes recebem siglas especiais para melhor representá-los nas cifras. Olhe na tabela ao lado as siglas que representam cada acorde.
Vou encerrar essa primeira parte por aqui. Lembre-se: a prática leva a perfeição. Não se aprende a tocar do dia para a noite.
Bjinhos e Boa Sorte.
Thayane G. Santos
(thayane092008@hotmail.com / thayaneguimars24@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário