quinta-feira, 1 de maio de 2014

Coisas que você, que quer começar a tocar violão, precisa saber. PARTE I

Pra quem não sabe, tenho um violão a 3 anos. Não ache que divo tocando! Não mesmo! Até por que eu nunca tive aulas e tudo que aprendi foi por mim mesma. Então, quero neste post que você, leitor, tenha a oportunidade de aprender, de forma simplificada, tudo que penei para aprender todos esses anos.

Para começar, você precisa aprender a composição de um violão e como denominar seus dedos.
Na imagem ao lado você vê todas as partes do violão. Tente memorizá-las pois em algum momento enquanto aprende será importante você reconhecê-las.

Na imagem abaixo, você encontra a denominação para cada um dos dedos de suas mãos.
Na mão esquerda, seus dedos contados a partir do indicador serão: 1 = Indicador, 2 = Médio, 3 = Anelar, 4 = Mínimo. É importante aprendê-los pois saber a numeração de cada dedo servirá para você fazer os acordes e as cifras.
Na mão direita, não considerando o dedo mínimo, denominamos: P = Polegar, I = Indicador, M = médio, A = Anelar. Saber a denominação de cada dedo da mão direita serve para você aprender dedilhados de mão direita, muito importantes para a demarcação de tempo numa música.  

Agora que você já sabe como chama as coisas necessárias para tocar violão, tens de aprender a diferença entre nota e acorde.
  • Nota: é o elemento mínimo do som. É quando você toca apenas uma corda e a deixa vibrar. Por exemplo: quando você toca a corda mais fina do seu violão, ela emite um som. Este é uma nota.
  • Acorde: é um conjunto de notas. É quando você posiciona seus dedos no braço do seu violão, pressionando as cordas com os dedos em determinadas casas. A junção dos sons que o seu violão emite, de forma harmoniosa, é um acorde. Os acordes recebem siglas especiais para melhor representá-los nas cifras. Olhe na tabela ao lado as siglas que representam cada acorde.
Cada acorde tem uma cifra para si próprio. As cifras representam como se faz cada acorde. Observe as cifras dos acordes dados na tabela. Faça um exercício! Tente aprender cada uma das partes do violão, o nome dos seus dedos, as siglas dos acordes e como fazer cada um deles com ajuda das cifras. Faça um exercício de fixação. Repita os acordes que dei até decorá-los. Saber cada um é bastante importante para tocar uma música.

Vou encerrar essa primeira parte por aqui. Lembre-se: a prática leva a perfeição. Não se aprende a tocar do dia para a noite.

Bjinhos e Boa Sorte.
Thayane G. Santos
(thayane092008@hotmail.com / thayaneguimars24@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário