quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A faltosa ou, muitas vezes, inexistente educação no trânsito no Brasil.


Não é inédito o fato da falta de educação no trânsito, seja ela em qualquer parte do planeta, contribuir para o aumento do índice de acidentes. Um curto trajeto de casa ao trabalho acaba se tornando tão perigoso quanto um campo de guerra numa troca de tiros. Fechadas, esbarrões, furadas de sinal, passar “um pouquinho” do limite de velocidade, discussões e xingamentos, algumas latinhas de cerveja antes da direção, batidas com vítimas fatais ou não. Existem N situações no nosso dia a dia que tornam evidentes as falhas no nosso sistema de trânsito e na nossa instrução frente a situações adversas. O porquê disso tudo começa com a formação dos futuros motoristas.
A corrupção, sabemos, existe nos mais diversos cenários; e o setor responsável pelo trânsito no Brasil, o DETRAN (Departamento Estadual Trânsito), não poderia ficar de fora. Mesmo as atualizações no Código de Trânsito nacional não são suficientes para se sobrepor a tendência brasileira de recorrer ao que é mais fácil e rápido, em vez do completamente correto e paulatino. Comprar uma carteira de motorista não é perder nada que não se aprenderá sozinho pagando menos. Passar do limite de velocidade não é nada além de chegar mais rápido ao destino em menos tempo. Estacionar em local proibido é a grande economia de alguns reais, já que ninguém passará aplicando muitas. Somos mal educados por nascimento e junto à vista grosa feita pelo DETRAN nas situações, nos tornamos perigosos para o próximo e para nós mesmos.

A solução para este empecilho do desenvolvimento nacional não é simples. Não existem atrativos ao governo para a mudança imediata, uma vez que a participação da população na política é escassa e o lucro com isso é exorbitante. Apenas após de uma grande tragédia pública ao exterior iria nos fazer acordar ao problema e buscar uma resolução. A elaboração e o robustecimento de leis para a punição dos infratores se fazem necessários e, assim como a Lei Seca auxiliou na redução dos acidentes causados pela imprudência e consumo de álcool antes dirigir, outras leis com a mesma imposição podem surtir efeito. E uma total reinvenção dos valores da sociedade, daqui a muitos anos, fará do trânsito urbano um lugar tão tranquilo quanto um mar de grama numa cidade sem asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário