sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A matemática no esporte

Você já parou para reparar na matemática em sua volta? Ela não está apenas nos livros, nas operações, nos preços e nas contas de cada mês. Que tal se eu dissesse que existe matemática nos esportes? Não duvide.  Ela é necessária no nosso dia a dia em muitas coisas que nos passam despercebidas, muitas vezes por já terem se tornado comuns e rotineiras. E ainda no clima de Copa do Mundo, vamos mostrar onde estão as operações, geometrias e tabelas matemáticas dentro do universo esportivo.
                Tomemos como exemplo o Futebol. A elaboração dos confrontos, distribuição dos pontos, probabilidade e estatística utilizam os fundamentos matemáticos na elaboração das tabelas, permitindo avaliar o desempenho de cada time - média de gols, número de passes errados ou certos etc. Sem perceber, até os jogadores fazem cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter o chute para a bola alcançá-lo. A geometria também está terminantemente ligada a esse tipo de esporte.
                Basta observar as dimensões do campo e as formas que as linhas brancas constroem. O grande circulo, as traves, a pequena área, os quartos de circulo que são os escanteios. Todas são figuras planas e possuem suas propriedades, permitindo cálculos diversos a analistas esportivos.
Então, agora é a sua vez. Quais lugares mais inusitados podemos encontrar matemática?


Nenhum comentário:

Postar um comentário